Mulher: Cidade do México substituirá estátua em homenagem à Colombo por monumento de mulher indígena
Spread the love

Uma estátua do explorador Cristóvão Colombo, localizada na avenida Paseo de la Reforma — uma das principais avenidas da Cidade do México — , será substituída pela de uma mulher indígena mexicana. A decisão foi tomada pela prefeita da capital, Claudia Sheinbaum, neste domingo (5).

A estátua havia sido retirada para trabalhos de restauração e não voltará a ser exibida na avenida.   Em um evento na capital mexicana, a prefeita informou a chegada do novo monumento, que representará o papel histórico das mulheres no México.

Em várias regiões do mundo, estátuas de personagens históricos ligados à escravidão estão sendo removidas ou alvo de protestos. As manifestações começaram em apoio ao movimento Black Lives Matter.

Claudia Sheinbaum disse, ainda, que a mudança se trata de justiça social e que a ideia de “descoberta da América” é uma visão eurocêntrica, pois civilizações espanholas já existiam há séculos antes da chegada do explorador. A nova estátua será um reconhecimento dos 500 anos de resistência das mulheres indígenas. 

*Fonte: CNN Brasil


Spread the love

1 comentário em “Mulher: Cidade do México substituirá estátua em homenagem à Colombo por monumento de mulher indígena

  1. A história sempre será contada pelos vencedores, não considera os fatos, mas sim os detentores do poder. Ainda assim a medida torna-se antipática pelo habito histórico. No Brasil temos uma praça denominada de “Praça Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier”, que ostenta a estatua de Don Pedro, como uma imposição histórica da Rainha louca de Portugal, de forma lamentável.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.