Fotos do Dia: SpaceX encerra missão de 3 dias na órbita da Terra com tripulação civil
Spread the love

O retorno vitorioso da Iniciativa privada

A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, encerrou a missão Inspiration4, a primeira inteiramente formada por civis a alcançar a órbita da Terra. A tripulação ficou 3 dias dando voltas ao redor do globo.



Setembro negro da Toga

Autoria desconhecida do Fotografo, mas foi a que mais circulou nas redes sociais no dia 7 de Setembro ilustrando a atuação do ex-presidente Michel Temer na crise institucional que se instalou no planalto central, entre o Executivo e o STF.

Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimoré, Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Passou parte de sua juventude em Vitória, Espírito Santo. Formou-se em Economia na Universidade do Espírito Santo em 1967.

Em 1968 fez seu mestrado na Universidade de São Paulo. No mesmo ano, casou-se com a pianista Lélia Deluiz Wanick. Em 1969 mudaram-se para Paris, onde Salgado fez seu doutorado.

Entre 1971 e 1973 Salgado trabalhou como secretário para a Organização Internacional do Café, em Londres. Em uma viagem para Angola, África, onde coordenou um projeto sobre a cultura do café, passou a fotografar como hobby.

Carreira de fotógrafo

Em 1973, de volta à Paris, Sebastião Salgado iniciou sua carreira como fotógrafo profissional. Como free-lance, fez reportagens fotográficas para as agências Gamma, Sygma e Magnum.

Na Gamma, ele registrou imagens da Revolução dos Cravos. Na Sygma, fez o registro de vários eventos em mais de vinte países. Na Magnum, realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984.

Em 1986 publicou o livro “Outras Américas” que registrou as fotos que representavam as condições de vida dos camponeses e dos índios da América Latina.

Sebastião Salgado

Em 1981, trabalhando como repórter fotográfico do jornal New York Times, foi encarregado de registrar os primeiros 100 dias do governo do presidente Ronald Reagan.

Foi o único profissional a registrar o atentado ao presidente norte-americano Ronald Reagan, no dia 31 de março de 1981, fato que lhe deu destaque internacional.

Durante 15 meses, Salgado trabalhou com o grupo francês, Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África registrando a devastação causada pela seca. Em 1986 publicou “Sahel: O Homem em Agonia”.

Entre 1986 e 1992, Sebastião Salgado produziu a série “Trabalhadores”, em que documentou o trabalho manual e as árduas condições de vida dos trabalhadores em várias partes do mundo.

Em 1994, criou a empresa “Amazonas Imagens”, para gerenciar e publicar os seus trabalhos. Sua esposa é a autora do projeto gráfico da maioria de seus livros.

Em seu livro “Terra”, publicado em 1997, a temática foi o problema da questão agrária no Brasil.

Êxodos

Entre 1993 e 1999, Salgado viajou por diversos países e fotografou a luta dos imigrantes, que resultou no livro “Êxodos”, publicado em 2000.

sebastião salgado

Na introdução do livro, escreveu:

“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes. Pessoa fogem das guerras para escapar da morte, migram para melhorar sua sorte, constroem novas vidas em terras estrangeiras, adaptam-se a situações extremas…”

Gênesis

O projeto Gênesis foi iniciado em 2004, concluído em 2012 e publicado em 2013. No trabalho, em viagem para diversas partes do mundo, Sebastião capturou toda a beleza da natureza e da cultura de povos que continuam vivendo de acordo com suas antigas tradições.

Sebastião Salgado

Prêmios e honrarias

  • Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária (EUA, 1982)
  • Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes, 1998
  • Prêmio Unesco para Iniciativas Bem-Sucedidas” (1999)
  • Prêmio World Press Photos
  • Medalha de prata Art Directors Oub nos Estados Unidos
  • Foi eleito membro honorário da Academia Americana de Artes e Ciências, EUA
  • Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016)
  • Eleito para o Quadro de Cadeiras de Fotógrafos da Academia de Belas Artes da França (2017)
  • Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão (2019)

O Sal da Terra (filme)

Em 2014 foi lançado o documentário “O Sal da Terra”, produzido por Juliano Salgado, filho de Sebastião, juntamente com o fotógrafo Wim Wenders.

O Sal da Terra relata a trajetória do fotógrafo desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, a miséria na África e no Nordeste do Brasil, até sua obra-prima, “Gênesis”.

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário de 2015.

Contribuições humanitárias

Sebastião Salgado tem contribuído com organizações humanitárias, entre elas: o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.

Outras obras

  • Serra Pelada (1999)
  • O Fim da Pólio (2003)
  • Um Incerto Estado de Graça (2004)
  • O Berço da Desigualdade (2005)
  • África (2007)
  • Perfume de Sonho (2015)
     

Esta biografia foi útil?SimNão

Última atualização: 11/02/2021

Dilva Frazão

Dilva FrazãoBiblioteconomista e professoraÉ bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e professora do ensino fundamental.Veja também as biografias de:

  • Augusto Malta (1864-1957) foi um fotógrafo brasileiro, um dos mais important…
  • Bob Wolfenson (1954) é um fotógrafo brasileiro, considerado um dos principais…
  • Pierre Verger (1902-1996) foi um fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisad…
  • Eadweard J. Muybridge (1830-1904) foi um fotógrafo inglês, pioneiro na utiliz…
  • Man Ray (1890-1976) foi um fotógrafo, pintor e cineasta norte-americano, um d…
  • Gaspard-Félix Tournachon (1820-1910) foi um fotógrafo, caricaturista e jornal…
  • Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e…
  • Monteiro Lobato (1882-1948) foi escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pic…
  • Romero Britto (1963) é um pintor e escultor brasileiro. Radicado em Miami, no…
  • Vinicius de Moraes (1913-1980) foi um poeta e um dos maiores compositores da…

Genesis

Sebastião Salgado


Spread the love