11 principais benefícios da romã e como preparar o chá
Spread the love

A romã é uma fruta que contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico, que são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de câncer, e a controlar a pressão alta, além de ter efeito anti-inflamatório e antisséptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo. 

A romã é uma fruta levemente doce e as sementes podem ser consumidas in natura ou utilizadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás. Como suplemento alimentar, é comum a indústria usar o extrato desidratado da casca e também o óleo concentrado das sementes da romã para prevenir o envelhecimento precoce e melhorar o sistema imunológico.

11 principais benefícios da romã e como preparar o chá

Os principais benefícios da romã para a saúde são:

1. Prevenir câncer

A polpa e a casca da romã são ricas em flavonoides e taninos, que são compostos antioxidantes presentes em muitas frutas e vegetais e que ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como de próstata, de pulmão, de pele e o de mama. 

Além disso, estudos mais recentes têm investigado a possibilidade de se usar o extrato da romã para o tratamento de diversos tipos de câncer, principalmente pela função da urolitina B e do ácido galático, compostos encontrados na casca, nas folhas e nas sementes da fruta  e que têm potente ação antioxidante, diminuindo ou inibindo a proliferação de células cancerígenas.


Spread the love