Com tecnologia da F1, hipercarro One, da Mercedes, entra em fase de testes finais
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A Mercedes-AMG, divisão de luxo da Mercedes, está conduzindo os últimos testes para o hipercarro One — ou Project One, como originalmente era chamado —, um esportivo híbrido que terá a mesma tecnologia dos carros de Fórmula 1. No fim de semana passado, a fabricante foi à clássica pista de Nurburgring, na Alemanha, para dar os últimos retoques na máquina, cuja entrega deve começar ainda neste ano.

Em seu centro de desenvolvimento no autódromo, a AMG conta com dois protótipos, mas um deles quebrou a caminho da pista. No vídeo abaixo feito pela CarSpyMedia, é possível também ver o piloto de teste acelerando com o esportivo num trecho offroad, além de uma autoestrada padrão.PUBLICIDADEhttps://afda0c6a0765ff0b75a4e5a226f4ac1f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.htmlhttps://www.youtube.com/embed/8YZXg9ZaIOo?feature=oembed

O modelo foi apresentado originalmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2017, e confirmado para ser lançado em 2019. No entanto, a Mercedes tem enfrentado dificuldades para adequar o robusto propulsor — lembre-se, é uma unidade de potência pensada para monopostos, não modelos de rua — para o uso em estradas.

As constantes falhas mecânicas são apenas alguns dos contratempos que afetaram o desenvolvimento do hipercarro. Além disso, o carro, produzido quase meia década atrás, ficou defasado em alguns parâmetros ambientais.https://s.dynad.net/stack/928W5r5IndTfocT3VdUV-AB8UVlc0JbnGWyFZsei5gU.html

Por fim, as normas de aferição WLTP (sigla em inglês para “procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros”) se tornaram mais rígidas em 2019, o que teria obrigado a Mercedes a desenvolver novos exaustores para o automóvel.

Mercedes One no Salão de Frankfurt, em 2017
Mercedes One à época do Salão de Frankfurt, em 2017 (Crédito: eans/Shutterstock)

Uma besta-fera à imagem e semelhança da Mercedes W06

O One ostenta a mesma unidade motriz que alimentou a Mercedes W06, o carro que venceu o Mundial de Construtores de Fórmula 1 em 2015. No caso, um motor 1.6 turbo V6 completo com redline de 11 mil rpm e um motor elétrico adicional. Outros dois geradores elétricos estão presentes ainda no eixo dianteiro para formar um sistema de tração 4×4.

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Estimativas de desempenho apontam que a aceleração de 0 a 76 km/h seja de apenas três segundos e de 0 a 198 km/h em seis, com uma velocidade máxima de 347 km/h.

Mercedes One no Nurburgring
Mercedes One no Nurburgring (Crédito: S. Baldauf/SB-Medien/Motor Authority)

O ex-chefe da AMG, Tobias Moers, até sugeriu que o One tinha chances de quebrar o histórico recorde de volta para um modelo de produção no Nurburgring Nordschleife: 6min25s91, marcados pelo saudoso Stefan Bellof (piloto da Tyrrell na F1 e campeão mundial de endurance) a bordo de um Porsche 956.

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Espaço interno do Mercedes-AMG One
Espaço interno do Mercedes One (Crédito: S. Baldauf/SB-Medien/Motor Authority)

Além do trem de força especial, o One conta com alto nível de downforce. A aerodinâmica ativa, submetida a testes de túnel de vento com a ajuda de engenheiros da Fórmula 1, é marcada por um aerofólio de duas seções que maximiza o downforce até 680,4 quilos no modo corrida.

Também emprestados da categoria máxima do automobilismo, aliás, vêm o design de suspensão push-rod e sua construção em fibra de carbono.

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Infelizmente, apenas 275 unidades do One foram construídos e todos vendidos. A produção deve acontecer em Brackley, no Reino Unido, na mesma fábrica em que são produzidos os carros de Fórmula 1.

Via Motor Authority

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