Estudantes descobrem asteroides
Estudantes pernambucanas identificam três asteroides inéditos e têm descoberta reconhecida pela Nasa
Asteroides descobertos estão em nível preliminar e vão passar por avaliações pela agência espacial estadunidense.
Por Danilo Cesar, TV Globo
09/08/2023 13h03 Atualizado há 6 meses
Compartilhar vídeoAtivar som
Ativar som
Estudantes pernambucanas identificam asteroides e Nasa reconhece descoberta
Alunas de uma escola em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, identificaram três asteroides inéditos e tiveram as descobertas certificadas pela agência americana de aeronáutica e espaço, a Nasa (veja vídeo acima).
A descoberta aconteceu durante o programa Caça Asteroides MCTI, realizado no colégio em que os jovens estudam. O programa, que começou em abril deste ano e conta com equipes de todo o Brasil, é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Nasa.
Kamila Silva, do 1º ano do ensino médio, foi uma das alunas responsáveis pela descoberta. Ela conta que, apesar de não querer seguir carreira na astronomia, fica encantada com as novidades.
“A astronomia é um ramo muito interessante, e é muito bom conhecer sobre o espaço. Eu não acreditava que eu ia encontrar um asteroide, até poque eu não acreditava no meu potencial para isso”, disse.
Além dela, as estudantes Mirela Dultra e Renata Lins, do 6º e 8º anos do ensino fundamental, respectivamente, também identificaram os asteroides. As estudantes fazem parte do clube de astronomia do colégio e fizeram a descoberta sob orientação da professora de geografia e astronomia Priscila Klein.
“É algo que traz uma satisfação muito grande a gente conseguir perceber os alunos se maravilharem com o fazer científico. Eles participarem de algo de verdade, não só estarem acompanhando o que os cientistas fazem e já fizeram. Então, com certeza, esse projeto do Caça Asteroides está proporcionando uma experiencia maravilhosa”, afirmou a professora.
Alunas fazem parte do clube de astronomia da escola — Foto: Reprodução/TV Globo
Priscila também conta que o clube de astronomia da escola tem um planetário que proporciona uma imersão maior para as estudantes. “É aquela sensação de que isso é importante, sabe? De que você deve correr atras disso”, disse Mirela Dutra, uma das alunas.
Os três asteroides descobertos pelas estudantes estão em nível preliminar e vão passar por algumas avaliações pela Nasa. São elas:
- Durante aproximadamente um ano, a Nasa vai estudar cada material para confirmar as características;
- Dependendo dos resultados, os asteroides ficam com o status de provisório;
- Depois, na etapa final, com a duração média de quatro anos, a pessoa que encontrou o asteroide é convidada para a Reunião Internacional de Astronomia para oferecer sugestões de nome