Secretário-geral da Otan diz que Rússia ‘escolheu o caminho da agressão’ contra país soberano
Jason Stotenberg pede que Rússia cesse sua ação militar imediatamente e respeite a soberania e a integridade da Ucrânia
- INTERNACIONAL | Do R7
- 24/02/2022 – 01H40 (ATUALIZADO EM 24/02/2022 – 01H41)
Secretário-geral Jens Stoltenberg dá uma coletiva de imprensa online após uma reunião extraordinária da comissão OTAN-Ucrânia sobre a situação entre a Ucrânia e a Rússia
SEM VAN DER WAL/ ANP/AFP – 24.02.2022
O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, emitiu uma declaração condenando “o ataque imprudente e não provocado da Rússia”. Na madrugada desta quinta-feira (24), explosões foram ouvidas em Kiev, capital da Ucrânia, Dnipro, Odessa e em outras cidades do país.
“Condeno veementemente o ataque imprudente e não provocado da Rússia à Ucrânia, que coloca em risco inúmeras vidas de civis”, disse Stoltenberg. “Mais uma vez, apesar de nossos repetidos avisos e esforços incansáveis para se engajar na diplomacia, a Rússia escolheu o caminho da agressão contra um país soberano e independente.”
VEJA TAMBÉM
- INTERNACIONALExplosões são ouvidas em Kiev e na cidade ucraniana de Mariupol
- INTERNACIONALPutin autoriza início de operação militar na Ucrânia
- INTERNACIONALBiden diz que Putin faz ‘guerra premeditada’ à Ucrânia e que EUA e aliados responderão
Stoltenberg disse que os aliados da Otan se reunirão para falar sobre as consequências das ações agressivas da Rússia.
“Esta é uma grave violação do direito internacional e uma séria ameaça à segurança euro-atlântica”, disse ele. “Peço à Rússia que cesse sua ação militar imediatamente e respeite a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.”







































































