Livro infantil destaca história, pontos turísticos e cultura de Venâncio Aires
Na noite de quarta-feira, 11, data em que Venâncio Aires comemorou 131 anos de emancipação, foi apresentado ao público o livro infantil ‘Era uma vez em… Venâncio Aires’, da escritora Léia Cassol. O evento de lançamento ocorreu durante a programação da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Na ocasião, a autora contou a história para crianças e adultos que acompanharam a solenidade, no Lonão. Por meio de uma história fictícia, cujos personagens principais são o menino Ben e seu cachorro Ilex, há informações sobre a história, pontos turísticos, cultura e fatos sobre o município de Venâncio Aires, em especial, o Cerro do Baú, localizado em Vila Arlindo.https://2c83603a2146dd4c1f33017627b63c99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Para essa produção dar certo, Léia fez a coleta de dados e informações em dois momentos: a partir de uma pesquisa bibliográfica e uma visita ao município para conhecer pontos turísticos e locais importantes para embasar a escrita do livro.
Segundo a escritora, a produção foi “maravilhosa”. Ela destaca que ficou muito envolvida com a história, a cultura, os fatos e a cidade, e que conviveu com as pessoas para se inspirar e escrever a narrativa. O livro é a 85ª obra da autora, que é natural do Paraná e mora em São Leopoldo.
Exemplares
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermeyer, foram adquiridos mil livros para serem distribuídos entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis) da cidade.https://2c83603a2146dd4c1f33017627b63c99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Segundo o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique, o livro vem preencher uma lacuna que havia de conteúdos relacionados à história e aos pontos turísticos de Venâncio Aires, em uma linguagem infantil. “Buscamos uma autora que é referência para produzir esse conteúdo, que agora será trabalhado de forma lúdica com as crianças.”
Durante o lançamento do livro, o prefeito Jarbas da Rosa ressaltou que não havia melhor forma de comemorar o aniversário de 131 anos do município do que com uma ação voltada ao futuro, mas com a valorização da história e da geografia. “São essas crianças que vão ler esse livro que vão fazer o futuro, os próximos 130 anos de Venâncio. Por isso, investir em educação é fundamental”, enfatizou.https://2c83603a2146dd4c1f33017627b63c99.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Contação de histórias
Durante a tarde de quinta, 12, os estudantes movimentaram o Lonão, na Fenachim. Na ocasião, ocorreu uma contação de história com Léia Cassol, que divertiu, cantou e encantou a criançada de diversas Emeis do município. Antes de a autora subir ao palco, a abertura do espetáculo ficou a cargo da turma da pré-escola da Emei Mônica, com o teatro o ‘Chá das Delícias’, baseado no texto de Léia Cassol.