Templo Akshardham, o maior templo hindu do mundo

28/01/2014O complexo de Akshardham, inaugurado em 2005 em Nova Deli, na Índia (Internet)

O Templo de Akshardham ou Swaminarayan Akshardham ou Deli Akshardham foi construído pela Fundação BAPS – Bochasanvasi Aksharpurushottam Swaminarayan Sanstha. Está situado em Nova Deli, na Índia, e é o maior templo hindu do mundo. Sua construção empregou 7.000 artesãos que contaram com o auxílio de 3.000 voluntários. Foi inaugurado em 6 de novembro de 2005. A construção demorou apenas cinco anos para ser concluída. O complexo é enorme, ocupa uma área de cerca de 100 acres. Foi todo feito de mármore branco de Carrara e de arenito rosa do Rajastão. Não foi utilizado aço na construção.

É uma das maiores atrações turísticas da Índia e atrai cerca de 70% dos turistas que visitam Nova Deli. Atrai anualmente mais de 5 milhões de visitantes.

O Templo, o monumento principal.
O Templo, o coração do complexo (Internet)

Templo Akshardham tem 96 metros de largura, 109 de comprimento e 43 metros de altura. É, de cima abaixo, coberto de baixos-relevos com temas relacionados à história da Índia e à religião hindu. Tem 9 domos e 8 salas lindamente trabalhadas.

Portal de entrada para o Templo.
Portões de entrada ao Templo (cortesia airpano.com)
A cúpula de 12 metros de diâmetro do Templo, ricamente esculpida em mármore branco.
A cúpula de 12 metros de diâmetro do Templo, ricamente esculpida em mármore branco (CC BY-SA 3.0)
Salão no interior do templo. Arquitetura majestosa.
Salão no interior do templo. Arquitetura majestosa (Cortesia akshardham.com)
Base do templo com elefantes como tema principal de sua faixada.
Base do templo com elefantes como tema principal de sua faixada (Cortesia: akshardham.com)

O Templo apoia-se sobre uma base em cuja fachada, numa extensão de 326 metros, foram esculpidos 148 elefantes, 42 aves e outros animais em escala real, além de 125 esculturas humanas e cenários decorativos de árvores, trepadeiras… O elefantes são uma alusão à lenda da Libertação do Gajendra. O elefante tem grande importância na cultura hindu e na história da Índia.

Elefantes belamente esculpidos ao longo da faixada base do Templo.
Elefantes belamente esculpidos ao longo da faixada da base do Templo (Cortesia: akshardham.com)
Detalhe de uns dos elefantes esculpidos na base do monumento principal.
Detalhe de uns dos elefantes esculpidos (Cortesia: akshardham.com)
O Monumento principal tem suas paredes rica e totalmente esculpidas. Repare na placa de bronze, a qual será mostrada com mais detalhes na próxima imagem.
O Monumento principal tem suas paredes totalmente esculpidas. Repare na placa de bronze, a qual será mostrada com mais detalhes na próxima imagem (Cortesia: akshardham.com)
Detalhe da base do monumento principal.
Detalhe da placa de bronze na base do monumento principal (Cortesia: akshardham.com)
Detalhe de algumas esculturas nas paredes do templo.
Detalhe de algumas esculturas nas paredes externas do templo (Cortesia: akshardham.com)
Por onde quer que se olhe, há riqueza e beleza de detalhes. As colunas foram esculpidas com temas hindus.
Por onde quer que se olhe, há riqueza e beleza de detalhes. As colunas foram esculpidas com temas hindus (Cortesia: akshardham.com)
Detalhe de um alto-relevo em mármore.
Detalhe de um alto-relevo em mármore (Cortesia: akshardham.com)
Santuário do templo.
Santuário do templo (Internet)

No templo há um altar no qual há uma estátua (murti) dourada, de 3,4 metros de altura, de Bhagwan Swaminarayan, a divindade a quem o local foi dedicado. Próximo, há estátuas de imagens de divindades hindus bastante populares e de líderes espirituais da tradição Swaminarayan. No interior do templo há também estátuas de outras divindades hindus: Sita Ram, Radha Krishna, Shiv Parvati, Lakshmi Narayan, entre muitas.

Além do seu grande templo central, o complexo tem várias outras atrações.

Jardins do complexo.
Jardins do complexo (Cortesia: akshardham.com)

Também conhecido como o Bharat Upavan, o jardim do complexo é muito bem cuidado. Em meio ao jardim, há várias esculturas de bronze de pessoas que contribuíram para a cultura e a história da Índia, como, por exemplo, Mahatma Gandhi.

Yagnapurush Kund (a fonte musical) e a estátua de Neelkanth Varni ao fundo.
Yagnapurush Kund (a fonte musical) e a estátua de Neelkanth Varni ao fundo (Juthani1/CC-BY 3.0)

Durante o dia, as escadarias que cercam a fonte servem de assento e local de descanso para os que visitam do complexo e, de noite, é um auditório ao céu aberto onde há um show musical que representa o ciclo da vida.

Neelkanth Kalyan Yatra, um teatro-cinema.
Neelkanth Kalyan Yatra, um teatro-cinema (Internet)

O Neelkanth Kalyan Yatra é um teatro-cinema com uma tela gigante de 26 metros de largura e 20 de altura, na qual é projetado um filme épico, que mostra a peregrinação de Neelkanth Varni, uma criança iogue, que viveu na Índia no século 18, e que mais tarde ficou conhecida como Bhagwan Swaminarayan e a quem o local foi dedicado.

Trabalharam no filme 45.000 figurantes. Foi filmado em 108 locais da Índia e mostra lugares sagrados da Índia, que vão desde os picos gelados do Himalaia, ao norte, até a costa intocada de Kerala, ao sul. Mostra festividades e tradições espirituais da Índia. É um filme que apresenta a glória da Índia e inspira valores como a determinação, o esforço, a coragem, a verdade e a espiritualidade. Uma estátua sagrada, em bronze, de 8 metros Neelkanth Varni, quando ainda menino, está na entrada do cinema.

Salão dos Valores, onde há dioramas sobre aspectos da vida de Swaminarayan.
Salão dos Valores, onde há dioramas sobre aspectos da vida de Swaminarayan (Cortesia: akshardham.com)

O Salão dos Valores, Sahajanand Pradarshan, mostra 15 dioramas 3D sobre fatos da vida de Swaminarayan e nos quais são empregados robótica e efeitos de luz e som. As figuras dos dioramas ganham vida e movimentos por meio de recursos de robótica: elas dialogam entre si e falam ao público sobre temas ahimsa (princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e budismo): esforço, oração, moralidade, vegetarianismo, harmonia familiar… e também sobre a vida de Bhagwan Swaminarayan.

Narayan Sarovar, o lago que circunda o templo.
Narayan Sarovar, o lago que circunda o templo (Cortesia: akshardham.com)

O Narayan Sarovar é um lago artificial que circunda o monumento principal. O lago contém águas sagradas recolhidas de 151 rios e lagos, que se acredita terem sido santificados pela presença de Swaminaraya.

Chafarizes no lago Narayan Sarovar.
Chafarizes no lago Narayan Sarovar (Cortesia: akshardham.com)
Neelkanth Abhishek, um ritual de purificação.
Neelkanth Abhishek, um ritual de purificação (Cortesia: akshardham.com)

No Neelkanth Abhishek, o visitante derrama água sobre a imagem de Neelkanth Varni expressando reverência e orando para elevação espiritual e realização de desejos.

Anexos ao templo: Jardim em forma de Lótus.
Anexos ao templo: Jardim em forma de Lótus (Internet)

Mais de 60 hectares do complexo são formas de paisagismo. Uma delas é um jardim em forma de lótus no qual há pedras gravadas com mensagens de grandes pensadores e celebridades mundiais: Shakespeare, Martin Luther King entre outras.

O complexo de Akshardham é, sem dúvida, um dos lugares do mundo que merece ser conhecido.

Veja um vídeo 3D sobre o Complexo Akshardham (Clique no botão ‘Fullscreen’ para ver tela inteira e na tecla ‘ESC’ para voltar à esta página):