Contagem regressiva para 2025 em mundos online

13 horas atrás Compartilhar Salvar

André Rogers

Notícias da BBC

Jonas Kontautas Uma mulher com uma boina amarela está sentada em uma mesa em uma cadeira de jogo de encosto alto. Um microfone de streaming está instalado perto do seu rosto e há um laptop preto com um logotipo alienígena brilhante no meio da tampa aberta na frente dela.
Cassie passará a véspera de Ano Novo em World of Warcraft

Que tal uma festa de Ano Novo? Fogos de artifício, bebidas gratuitas ilimitadas e fica aberto a noite toda.

Mas primeiro, você precisará pegar alguns itens essenciais em uma jornada pelo mundo de fantasia de Azeroth.

Milhares de pessoas ao redor do mundo passarão a véspera de Ano Novo dentro do World of Warcraft, um dos mundos online mais populares onde os jogadores estarão comemorando enquanto o relógio marca meia-noite.

Cassie, que transmite no Twitch como GeekyCassie, estará conectada com alguns de seus 9.200 seguidores.

Anteriormente, ela também comemorou o Ano Novo no RPG Elder Scrolls Online e no fofo e colorido Animal Crossing da Nintendo, onde você constrói um novo lar em uma ilha paradisíaca.

“Todo mundo estava comemorando no jogo e os moradores chegaram e decoraram a ilha como se fosse uma festa de Ano Novo.

“Foi muito fofo”, ela diz.

Em World of Warcraft, Cassie lembra: “As pessoas atiravam coisas para o alto para fazer parecer fogos de artifício.”

Anúncio

GeekyCassie Uma mulher com longos cabelos pretos e usando um chapéu vermelho sorri enquanto olha para longe da câmera
GeekyCassie passou a véspera de Ano Novo jogando Animal Crossing, World of Warcraft e Elder Scrolls Online

Temas festivos têm se tornado cada vez mais comuns em jogos online, e muitos incluem eventos especiais por tempo limitado em dezembro e janeiro.

Lucrar com a temporada não é exclusividade dos jogos, mas permite que os desenvolvedores dêem às suas comunidades um motivo para entrarem em uma época do ano em que elas podem estar distraídas com reuniões familiares ou outro grande lançamento de entretenimento.

Qualquer pessoa que jogue Fortnite — em um dia normal, cerca de 30 milhões de pessoas — pode fazer uma pausa para olhar para o céu.

Eles verão uma bola de discoteca descendo, seguida por uma explosão de fogos de artifício em forma da famosa lhama do jogo.

Como pessoas do mundo todo jogam o jogo, essas exibições aconteciam a cada hora, pontualmente, durante todo o dia no ano passado.

Cassie diz que é uma adição muito divertida ao jogo, onde “as pessoas simplesmente comemoram e fazem muitos emotes (danças) quando as coisas estão acontecendo”.

“É como se você estivesse em um mundo virtual com várias outras pessoas celebrando essa experiência de jogo com você”, ela diz.

Para quem nunca experimentou, Cassie diz que uma vantagem de uma festa virtual é que ela pode economizar muito dinheiro em comparação com uma noite presencial.

“É uma boa maneira de começar o ano, porque, por mais que as pessoas usem os jogos para escapar, eles também são uma conexão com outras pessoas.”

Anúncio

https://13df9f0c21391a36b663fd7e824c8dc1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Uma festa onde todos estão convidados

Getty Images Uma mulher com longos cabelos loiros sorri para a câmera enquanto usa óculos de sol rosa. Ela está segurando uma pequena bolsa rosa brilhante
That’s Hot: Paris Hilton organizou uma festa virtual de Ano Novo no Roblox

Roblox também é um destino popular, usado por diferentes celebridades e marcas para hospedar seus próprios espaços.

Paris Hilton organizou uma festa para dar as boas-vindas a 2022 em seu próprio mundo temático e supostamente fez um set de DJ.

Os RPGs RuneScape e Call of Duty também terão seus próprios eventos temáticos de fim de ano durante o Ano Novo, que serão vistos em 2025.

Nem todos os jogos online precisam acontecer em jogos online multijogador massivos.

Johan, que mora na Malásia, tocará Just Dance quando o relógio bater meia-noite.

Anúncio

Johan Singa Um homem com longos cabelos pretos sorri para a câmera, vestindo uma camisa azul e uma gravata xadrez azul e amarela
Johan Singa mora na Malásia, mas tem seguidores em todo o mundo

O jogo, que incentiva os jogadores a imitar movimentos na tela para marcar pontos, é um favorito na sala de estar, mas Johan fará isso em uma transmissão ao vivo para milhares de pessoas ao redor do mundo.

“É uma ótima experiência”, diz ele.

“Poder me conectar com tantas pessoas é uma bênção absoluta.”

Ele vai arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade, Project Hope, no stream. Qualquer um que doar poderá pedir uma música para Johan dançar.

Anúncio

“Não sou o tipo de pessoa que sai para baladas ou festas. Prefiro ficar em casa e relaxar”, diz Johan.

“Tenho certeza de que há outras pessoas que podem sentir o mesmo, mas que podem querer companhia.”

De acordo com o NHS , aproximadamente uma em cada oito pessoas entre 17 e 22 anos disse que se sentia solitária com frequência ou sempre.

Alguns culpam os jogos online por isso, mas streamers como Johan acreditam que eles na verdade ajudam mais do que prejudicam.

“O streaming é uma ótima maneira de se conectar com um público que pode estar procurando companhia em um momento em que pode estar lidando com a solidão”, diz ele.

“É uma coisa linda.”

Ele também reconhece que há muitas pessoas que não podem sair por causa da mobilidade limitada ou porque é simplesmente muito caro.

O streamer do Twitch Warwick concorda que a comunidade é um dos principais motivos para fazer uma transmissão ao vivo, enquanto outros podem estar saindo de casa para festejar.

Warwick Uma pessoa olha para a câmera com cabelo tingido de azul e barba ruiva. Eles estão usando óculos e têm um piercing no nariz
Warwick transmite online para uma comunidade de milhares de pessoas online

Anúncio

Warwick, que usa pronomes neutros em termos de gênero, participará de jogos de festa antes de transmitir ao vivo diferentes exibições de fogos de artifício do mundo todo.

É algo que eles vêm fazendo há dois anos.

“É como convidar pessoas do mundo todo para uma festa”, diz Warwick.

“E o melhor é que não há necessidade de limpeza depois, então é melhor, eu diria.”

Warwick diz que o Ano Novo se tornou um momento importante para se conectar com os seguidores, muitos dos quais podem estar se sentindo solitários ou isolados.

“Você pode se mudar, pode ter perdido familiares e amigos ao seu redor”, eles dizem.

“O melhor do streaming é que você pode se conectar com muitas pessoas.”