Norris elogia a ‘história incrível’ da McLaren em busca do título
Oscar Piastri, CEO Zak Brown e Lando Norris da McLaren posam para uma fotografia no Grande Prêmio do Catar
Legenda da imagem,Lando Norris (à direita) está na McLaren desde a temporada de 2019

André BensonCorrespondente de F1 em Abu Dhabi

Lando Norris elogiou a “história incrível” da McLaren após conquistar a pole position no Grande Prêmio de Abu Dhabi e colocar a equipe à beira de seu primeiro título de construtores em 26 anos.

A McLaren liderava a Ferrari por 21 pontos antes da corrida final da temporada, e Norris superou seu companheiro de equipe Oscar Piastri na primeira fila da classificação em Yas Marina.

Carlos Sainz, da Ferrari, se classificou em terceiro, mas seu companheiro de equipe Charles Leclerc largará em 19º após uma sessão difícil.

Há um máximo de 44 pontos disponíveis na corrida de domingo, que começa às 13:00 GMT.ANÚNCIO

Norris, em segundo lugar, está oito pontos à frente de Leclerc no campeonato de pilotos.

Norris, que está na McLaren desde sua estreia na F1 em 2019, prestou homenagem ao trabalho realizado pelo diretor executivo da McLaren Racing, Zak Brown, e pela diretora da equipe, Andrea Stella, para liderar a equipe até sua posição atual.

Norris disse: “Pessoas vieram e se foram e Andrea fez um trabalho incrível. Ter feito parte dessa história incrível não muito tempo depois que Zak se juntou e começou a mudar as coisas, e tornou o lugar mais feliz para se estar, eu tenho estado na jornada com Zak. Tem sido uma longa ascensão. O que tem sido muito divertido.”

A McLaren começou a temporada passada no final do grid, mas seu desempenho foi transformado por uma atualização do carro em meados de 2023, o que a tornou parte do grupo de equipes que perseguiram a campeã Red Bull no ano passado.

A Red Bull dominou o início desta temporada, mas outra melhoria na corrida de Miami em maio tornou a McLaren uma líder consistente e ela permaneceu assim desde então.

Norris se juntou à McLaren após um período em que eles caíram para o fundo do grid na década de 2010, e Stella foi nomeado diretor da equipe no final de 2022, quando o ímpeto de avanço das três temporadas anteriores estagnou.

Norris disse: “Fizemos progressos, nada funcionou ou continuamos a crescer, e foi difícil quebrar essa barreira de chegar perto da Ferrari, Mercedes e Red Bull, porque por um longo período elas dominaram a F1.

“Não apenas quebramos essa barreira, como chegamos ao topo dela, sendo o melhor time e, quem sabe, vencendo.

“Não acho que as pessoas de fora dariam crédito suficiente porque não é um esporte fácil.

“Sair de onde estávamos e superar a Ferrari, que mudou muito as coisas, e alcançar a Red Bull e Max (Verstappen), que há um ano dominaram todas as corridas, para que isso mude tanto, só podemos tirar o chapéu para toda a equipe.”

Norris disse que seu maior prazer foi ter tido fé para permanecer na McLaren porque acreditava que eles se tornariam os favoritos quando ele tivesse a oportunidade de ir para outras equipes.

Ele não disse isso, mas a Red Bull já lhe ofereceu uma vaga anteriormente.

Norris disse: “Eu realmente amei e aproveitei, e o fato de que mais me orgulho e me sinto feliz é o fato de ainda estar aqui, porque acreditei na equipe por muitos anos.

“Tive oportunidades de não estar na Papaya e talvez continuar e vencer corridas em um estágio inicial da minha carreira, mas eu acreditava e queria fazer isso com a McLaren, os caras que me deram a oportunidade na F1.

“Estávamos esperando pelo ano que vem. Não achamos que seria possível este ano, e o fato de estarmos fazendo isso este ano, me deixa orgulhoso de ter feito esta jornada e ficarei muito feliz quando espero que ela esteja concluída.”

https://flo.uri.sh/visualisation/20563613/embed?auto=1