Contagem de votos começa em Gana enquanto novo presidente aguarda

6 horas atrás

Natasha Espólio, Thomas Naadi & Komla Adom

BBC News em Londres, Nyankpala, Tamale e Kumasi

Komla Adom / BBC As pesquisas são encerradas na Escola Preparatória para a Paz-Aboabo em Kumasi.
As cabines de votação temporárias – como esta numa escola em Kumaso – estão agora a ser demolidas

Os votos estão sendo contados após as eleições gerais de sábado em Gana, após um processo de votação que foi em grande parte pacífico, exceto por um tiroteio fatal no norte do país.

A polícia disse que quatro homens foram presos em uma seção eleitoral na cidade de Nyankpala, onde um candidato a deputado da oposição tentou registrar uma queixa, mas foi impedido por apoiadores do partido no poder.

Desde então, soldados foram enviados para Nyankpala em veículos blindados para restaurar a calma.

Em outros lugares, o dia da eleição foi realizado pacificamente, com alguns ganeses fazendo fila antes do amanhecer para garantir que votariam.

Anúncio

Os centros de votação fecharam oficialmente às 17:00 GMT, e os resultados das eleições devem ser anunciados na terça-feira.

As fronteiras terrestres de Gana foram fechadas até domingo à noite, em uma medida que os correspondentes descrevem como incomum.

A nação da África Ocidental tem um novo presidente garantido, já que Nana Akufo-Addo deixa o cargo após atingir o limite oficial de dois mandatos.

Mas ele pode ser substituído por um rosto conhecido, caso o ex-presidente John Mahama tenha sucesso em sua tentativa de retorno do partido NDC.

Espera-se que seu principal adversário seja o vice-presidente Mahamudu Bawumia, que se tornará o primeiro líder muçulmano do país se vencer pelo partido governista NPP.

Outros candidatos incluem Nana Kwame Bediako, um empresário popular entre os eleitores jovens, e Alan Kyerematen, que desertou do partido governista NPP no ano passado.

Cerca de 19 milhões de ganeses estão registrados para votar.

Apesar de Gana ter recentemente aprovado uma legislação mais rigorosa para aumentar o número de mulheres na política de linha de frente , apenas uma mulher está concorrendo à presidência: Nana Akosua Sarpong Frimpomaa, do Partido Popular da Convenção (CPP).

Anúncio

Komla Adom / Eleitor da BBC, Serwaa Yeboah Joshebeth, fala à BBC
Serwaa Yeboah Joshebeth, eleitor de primeira viagem, diz que a criação de empregos é uma prioridade máxima

A única outra candidata presidencial mulher nesta eleição – Akua Donkor do Ghana Freedom Party – morreu em outubro. No entanto, seu nome ainda estará listado nas cédulas de votação porque o candidato escolhido para sucedê-la foi desqualificado.

Na eleição geral de sábado, os eleitores de 275 distritos eleitorais do país também escolherão seus membros para o parlamento.

Desde o retorno da política multipartidária em Gana em 1992, apenas candidatos do Congresso Nacional Democrático (NDC) ou do Partido Novo Patriótico (NPP) no poder venceram a presidência.

Nenhum partido jamais conquistou mais de dois mandatos consecutivos no poder.

Anúncio

Favor Nunoo / BBC Pessoas fazem fila para votar em Accra.
Cerca de 19 milhões de pessoas estavam registadas para votar nesta eleição geral

Para vencer no primeiro turno, um candidato presidencial precisa ganhar mais de 50% dos votos. Caso contrário, os dois principais concorrentes entrarão em um segundo turno que acontecerá até o final de dezembro.

Ao votar pela primeira vez, Serwaa Yeboah Joshebeth, de 18 anos, disse à BBC que “é importante que você vote para escolher o melhor para seu país”.

O recém-formado quer ver mais oportunidades de emprego, “não só para mim, mas para outros que precisam delas [também]”.

Kojo Yeboah, 95, concorda.

“O próximo líder deve se concentrar na educação e nos empregos para os jovens”, disse o funcionário universitário aposentado à BBC do lado de fora de uma cabine de votação na cidade de Kumasi.

“Já na minha idade, recebo bolsas do estado”, acrescenta.

Quando as campanhas chegaram ao fim na sexta-feira, Bawumia disse sobre seu principal rival: “O que está claro é que, apesar dos desafios que enfrentamos, tivemos um desempenho melhor do que o governo de John Dramani Mahama”.

Enquanto Mahama disse aos apoiadores “é uma escolha entre o Gana que temos hoje e o Gana que queremos juntos. Um Gana de oportunidade, prosperidade e justiça para todos.”

Os ganeses foram particularmente afetados pela inflação nos últimos anos, que atingiu um pico de 54,1% em 2022. Embora tenha diminuído desde então, milhares de pessoas foram empurradas para a pobreza e os padrões de vida sofreram, afirma o Banco Mundial .

No mesmo ano, Gana deixou de pagar sua dívida e o governo ainda está em longas negociações com credores internacionais para tentar reestruturar os empréstimos .

O desemprego também está alto, principalmente entre os jovens, cujas opiniões podem ter um grande impacto no resultado da eleição.

Reportagem adicional de Favour Nunoo em Accra e Damian Zane em Londres

Anúncio

Uma faixa fina com as cores de Gana dizendo Eleições de Gana 2024.

Anúncio

Um fino banner gráfico nas cores de Gana.
Getty Images/BBC Uma mulher olhando para seu celular e o gráfico BBC News Africa

Anúncio

Acesse BBCAfrica.com para mais notícias do continente africano.

Siga-nos no Twitter @BBCAfrica , no Facebook em BBC Africa ou no Instagram em bbcafrica